
A recilagem é o termo utilizado para o reaproveitamento de matérias para a fabricação de novo produto, atráves da recilcagem pode diminuir os impactos causados ao meio ambiente, com a minimização da utilização de recursos não renováveis. Os produtos que podem ser reaproveitados são papeis, plásticos, vidros, metal. Muitas pessoas têm como fonte de sobrevivência a venda desses matérias, além de ajudar o meio ambiente, contribui para a sustentatação de muitas famílias.

A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. Em 2003 o Governo de Minas Gerais criou o Programa Minas sem Lixões, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). Hoje parte das ações do Minas sem Lixões é realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, com o objetivo de apoiar os gestores municipais na implementação de Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Além do lixo, outro fator que contribui para a poluição ambiental, principalmente a dos cursos d'água, é o lançamento do esgoto sanitário.

Em Minas cerca de 97 % das cidades não tratam de seu esgoto. Daí a importância da coleta e transporte dessa água poluída pra uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário